Este
artigo mostra importantes dicas de estudo, como fazer um bom trabalho
individual, como fazer trabalhos em grupo, dicas para aproveitar mais o seu
tempo e dicas de vestibular.
Dicas
de estudo: trabalho individual
Antes
de se municiar nos estudos com enciclopédias e livros, é interessante saber
quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma
lista de todos os pontos possíveis de serem abordados. A partir daí, é só
selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.
Com
o tema delimitado, é hora de estudar as informações em livros e artigos
acessíveis e fáceis de consultar e estudar, como manuais didáticos,
enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet.
Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de
pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso?
Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e
comece a destrinchá-las.
Dicas: Reserve
um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça:
folhas soltas são mais fáceis para anotar e para o estudo, mas também mais
fáceis de perder.
Se
preferir sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não esqueça de
tirar cópias do material – nada de riscar ou escrever em livros e
enciclopédias. Para entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer
mais de uma leitura. Assim, vá em frente com essas dicas de estudo:
leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles
dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando
todas as informações que considerar relevantes para seu trabalho.
Redação
final: A idéia é não simplesmente copiar o material, mas escrever
com suas palavras o que estudou e entendeu dos textos analisados. Saiba que
redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser muito
fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco
tempo!
Dicas: A
partir do roteiro, tente alinhar todas as anotações feitas anteriormente,
reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe
a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem
encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo e estudando
coisas que estão além do que foi proposto
Depois
de tudo escrito, faça um estudo do material, verificando se a redação final
está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha
importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa a estudar.
Arremates
finais: Quando você estiver satisfeito com o resultado do texto,
vale caprichar também na apresentação. Dê um título bem expressivo para seu
trabalho e organize a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados sobre
todo o material que você utilizou para estudar e desenvolver a pesquisa,
incluindo endereços dos sites consultados na internet.
Dicas
de estudo: trabalhos em grupo
Um
trabalho em grupo não pode ser retalhado! Onde cada pedaço é feito por um
estudante, juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto: o
resultado é um terror. Cuidado! Essa é a forma errada de construir um trabalho
em grupo. Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado
coletivamente, com a participação de todos os integrantes nos estudos. Para
isso é preciso organização, bom senso e arregaçar as mangas para pesquisar.
Veja abaixo algumas dicas de estudo e observe que trabalhar em grupo pode ser
uma ótima experiência. É uma boa oportunidade para compartilhar idéias,
respeitar opiniões e desenvolver seus potenciais.
Dicas
de Equipe: Você pode aprender muitas coisas legais com o grupo:
compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões, trabalhar e
buscar soluções em conjunto. Você ainda aprende a negociar e a ser diplomático.
Tudo isso, no fundo, é uma forma de se preparar para a vida profissional.
Dicas
de Formação: O primeiro passo é a formação dos grupos. O critério de
escolha geralmente é do professor. Os grupos podem se formar por afinidade, por
interesse de assunto ou ainda por sorteio. O importante é que você se dê bem
com o resto da equipe para que o andamento do trabalho e também o estudo do
tema seja bastante produtivo.
Normalmente
o professor escolhe um tema geral, que é dividido em subtemas. Cada subtema
deve ser desenvolvido por um grupo. Por exemplo, se o tema geral for a
devastação do meio ambiente no Brasil, poderá ser dividido em vários subtemas,
como o desmatamento na Amazônia, a destruição da Mata Atlântica e assim por
diante.
Dicas
de Planejamento: Cada grupo deve, inicialmente, estudar e discutir em
conjunto o subtema proposto. O ideal é que cada estudante exponha o que
entendeu sobre o tema e o que sabe sobre o assunto. Depois, liste no papel
todos os pontos possíveis de ser abordados. Em seguida, escolha aqueles que
realmente devem ser estudados e desenvolvidos. Exemplo: se o subtema escolhido
for a destruição da Mata Atlântica, os pontos levantados poderão ser: a
vegetação original e sua localização; a fauna e o ecossistema; a devastação e
suas conseqüências para o meio ambiente; e soluções para o problema, como o
reflorestamento. Cada assunto pode virar um capítulo do trabalho final.
Dicas
para dividir tarefas: Cada estudante pode escolher o tema de que mais gosta.
Dentro de cada assunto, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Por
exemplo, se três estudantes decidirem pesquisar a vegetação original da Mata
Atlântica, um deles poderá estudar as informações em livros; outro, em jornais
e revistas; e o terceiro, na internet. Solicite ao professor as fontes de
pesquisa e a bibliografia.
Dicas
de Cronograma: Para colocar ordem no trabalho, o grupo deve eleger um
coordenador – que pode variar em cada fase do trabalho. Ele será responsável
por organizar o trabalho e acompanhar o andamento do estudo. Outro ponto
importante: o cronograma. Defina datas para reuniões e para a entrega das
redações individuais e do texto final. Lembre-se de que trabalho entregue fora
do prazo pode acarretar perda de pontos na nota.
Dicas
de Reuniões: Podem ser realizadas na própria escola, na biblioteca,
na sala de estudos, na casa dos estudantes ou ainda na internet. Não se esqueça
de levar o material pesquisado e solicitado para o encontro. Em cada reunião,
você e seus colegas devem escrever em uma agenda tudo o que foi discutido.
Dessa forma, todo mundo fica concentrado. No final, todos devem falar o que
compreenderam da reunião. Essa dica é importante para ter certeza de que todos
entenderam a mesma coisa.
Dicas
para aproveitar mais o tempo
Primeiramente
perguntamos... Como o tempo passou rápido?!
O
tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser
gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe
tempo para trabalhar - é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.
Dicas:
Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como
você utiliza o tempo na escola, no estudo e nos finais de semana. Depois relate
o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo
possível da semana ideal.
Dicas
para acabar com as interrupções
Telefonemas
interrompem sua concentração e quebram seu ritmo de estudo. Quanto mais
constantes eles forem, mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos e
pessoas que não tem ocupação, acabam atrapalhando seu horário de estudo e
perdendo tempo.
Procure
observar quem o interrompe e quais os objetivos, na maioria das vezes é sempre
a mesma pessoa.
Se
possível, estude em lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente.
Tire, por exemplo, cadeiras confortáveis das proximidades de sua mesa, para que
você não seja incomodado por alguém.
Deixe
claro que você está atarefado. Continue com a caneta em posição de escrever, a
máquina ligada ou o papel na mão, mostrando que você deseja continuar sua
tarefa. Diga que você tem pouco tempo disponível e seja bem objetivo.
Não
deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo.
Assim que a pessoa for embora, reinicie seus estudos.
Seja
flexível e criativo, lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta
nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações.
Cronograma
de estudo para o vestibular
O
local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado pelo sol, arejado e
confortável. Deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa
devem ser adequadas ao seu peso/tamanho. O ambiente de estudo deve ser simples
mas bem organizado. Dê preferência a sua casa, a fim de não perder tempo
andando pelo trânsito...
Dicas:
Acostume-se a usar sempre os mesmos lápis e canetas que você levará no dia da
prova, para se familiarizar com o material e diminuir o nervosismo na hora do
exame.
Quando
estiver na sala do exame, imagine-se no seu ambiente de estudo e esqueça dos
outros vestibulandos ao redor. Saiba que você é o seu próprio fator limitante
no vestibular e a concorrência não importa, pois eles provavelmente estarão
suando frio durante a prova.
Para
se obter sucesso com nossas dicas de estudo é preciso planejar seu horário,
priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco e estabelecendo um
horário para cada uma dessas matérias. Dedique o resto do dia ao estudo das
matérias menos prioritárias. Estude seis horas por dia, sete dias por semana e
estude o máximo que puder, numa boa e com tranqüilidade. Será cansativo, mas
será um grande investimento para o seu futuro. É melhor investir o tempo dessa
maneira, não é mesmo? Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário