Neste conteúdo voce irá conhecer a função fática, e
esperamos que após ter lido este trabalho, você tenha aprimorado um pouco o seu
conhecimento sobre a nossa língua.
Função fática:
A função fática ocorre quando o emissor deseja verificar
se o canal de comunicação está funcionando ou se ele está sendo compreendido
pelas pessoas que o ouvem:
ex: “ alô!”, “ entenderam?”.
ex: “ alô!”, “ entenderam?”.
é também a função empregada, quando no decorrer de uma
conversa, emitimos sons:
ex: “ heim! “, “ hum-hum!”.
ex: “ heim! “, “ hum-hum!”.
e além de ser utilizada para testar o canal, a função
fática ocorre também quando o emissor quer iniciar uma comunicação:
ex: - olá! como vai? – perguntou o homem de olhos empapuçados
ex: - olá! como vai? – perguntou o homem de olhos empapuçados
ou quando visa prolongar o contato com seu receptor:
ex: - ela não desanima nunca.....você concorda? não acha?
ex: - ela não desanima nunca.....você concorda? não acha?
ou quando deseja interromper o ato de comunicação:
ex: - qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar.
qualquer dia, amigo, a gente vai- se encontrar.
ex: - qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar.
qualquer dia, amigo, a gente vai- se encontrar.
E em alguns casos, percebe- se que a única preocupação do
emissor é manter o contato com o destinatário ou testando o canal com frases do
tipo: “veja bem” ou “olha...” ou
“compreende?”. Essa preocupação
com o contato caracteriza-se função fática.
Um bom exemplo do emprego são as conversas no telefone
pontuadas por expressão do tipo: “ esta me ouvindo?” ou “ sim...sei...”
em que se testa o canal ( no caso, a linha telefônica).
Antes de começar um filme, pessoas dialogam com o
espectador por alguns segundos, ou seja, também estão testando o canal, que no
caso, sempre aparece uma tela com cores diferenciadas e um apito toca,
fazendo com que o espectador ajuste sua imagem e o volume para ter um bom
filme.
Também temo o famoso “plim-plim!” da rede globo, que na
verdade tem a função específica de chamar a atenção do espectador ( que se
distriu durante o intervalo comercial) para o canal, no caso a televisão.
Um
outro exemplo de função fática:
extraído de “ a hora da estrela” de Clarisse Lispector.
“Enfim o que acontecer, acontecera. e por quanto nada
aconteceria, os dois não sabiam inventar acontecimentos. sentavam- se no que é
de graça: banco de praça pública. e de acomodados, nada os destinguiria do
resto do nada. para a grande glória de deus. ele fala:
ele:- pois é!
ela:- pois é o que?
ele:- eu só disse pois é!
ela:- mas pois é o que?
ele:- melhor mudar- mos de assunto por que você não me entende.
ela:- entende o que?
ele:- santa virgem macabéa, vamos mudar de assunto e já!
ela:- pois é o que?
ele:- eu só disse pois é!
ela:- mas pois é o que?
ele:- melhor mudar- mos de assunto por que você não me entende.
ela:- entende o que?
ele:- santa virgem macabéa, vamos mudar de assunto e já!
Macabéa, protagosnista do poema, é uma personagem cujo
autor, vive em silêncio cultural e não sabe- se expressar. e olimpico, seu
namorado tenta estabelecer conversação e apela para a função fática; mas
o curioso é que macabéa procura um significado específico na expressão “ pois
é”, e não percebendo seu caráter fático.
Este foi mais um exemplo da função fática, em que os
interlocutores estão frente a frente, e que a função orienta- se para a conexão
psicológica entre eles. o que se quer, nesse caso, é garantir a manutenção da
conversa e a atenção do interlocutor
Conclusão:
Nesse trabalho aprendemos a verdade sobre a função fática
e o que ela representa em nosso meio, ou seja, quando e onde usamos a função
fática, que mesmo sem saber, estamos pronunciando.
E então, o que é a função fatica?
Se após ter lido este conteúdo, não tenha compreendido
ainda o veradeiro significado da função, lembre-se do plim-plim da rede globo,
ou até mesmo do bom dia ou boa tarde que você da à um colega, ou seja, tudo
aquilo em que se coloca o canal (no caso, seria a conversa) em atividade.
Bibliografia:
PORTUGUES- Novo Ensino Médio- MAIA, João Domingues- Volume
Único- Editora Atica- Edição 11- SÂO PAULO- SP- pág: 32
PORTUGUES- De Olho no Mundo do Trabalho- TERRA,Ernani;
NICOLA, Jose de- Volume Único para Ensino Médio- Edição 1- Editora Sapiane –
SÂO PAULO- SP- 2004- pág: 30-31-32
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